Roma, 28 de abril de 2022

O Grupo Elecnor investe mais de 13,4 milhões de euros na prevenção de riscos ocupacionais e na segurança do trabalho

  • A empresa realizou seu evento anual de prevenção de riscos ocupacionais durante o Dia Mundial da Saúde e da Segurança no Trabalho
  • Vincenzo Ranieri, diretor executivo da E-Distribuzione da ENEL, Javier Cruces, diretor-geral da Elecnor e Juan Miguel Camacho, diretor da Elecnor Itália, compartilharam suas experiências em um encontro em Roma

O Grupo Elecnor investiu em 2021 mais de 12,3 milhões de euros só na Espanha na prevenção de riscos ocupacionais e em iniciativas para melhorar a saúde e a segurança no trabalho. Este ano, o investimento foi de mais de 13,4 milhões de euros, 8,9% mais que no ano anterior. Desta forma, a empresa continua reforçando seu compromisso com a saúde e a segurança de seus funcionários, uma prioridade para o Grupo Elecnor desde sua criação.

Por ocasião do Dia Mundial da Saúde e da Segurança no Trabalho, a empresa organizou o evento anual de Prevenção de Riscos Ocupacionais.

Nesta ocasião, o evento contou com a presença de Vincenzo Ranieri, diretor executivo da E-Distribuzione da ENEL, Javier Cruces, diretor-geral do Grupo Elecnor, e Juan Miguel Camacho, diretor da Elecnor Itália. Em um encontro realizado em Roma, os dirigentes discutiram a importância de se comprometer com políticas que promovam a segurança dos funcionários e a necessidade de envolver todos os trabalhadores, tanto os funcionários do Grupo Elecnor como os das empresas terceirizadas, para atingir o objetivo de zero acidentes de trabalho.

Neste sentido, Javier Cruces explicou que “nosso primeiro objetivo é a saúde e a segurança de todas as pessoas que participam nas obras, independentemente das empresas a que pertencem. Com esse propósito, organizamos no ano passado os “Prêmios Aliado”, um reconhecimento às boas práticas das empresas terceirizadas. Incorporamos estas boas práticas e todas as ideias que nos chegam para continuar evoluindo e melhorando, com o intuito de algum dia trabalhar sem acidentes”.

Com um quadro de pessoal formado por mais de 21.000 pessoas em mais de 50 países, a empresa trabalha com o objetivo de zero acidentes, tolerância zero com o não cumprimento de medidas preventivas e a promoção contínua de comportamentos seguros entre os funcionários. Neste sentido, o Grupo Elecnor considera que a difusão de uma cultura de prevenção através da formação é fundamental para melhorar a saúde e a segurança dos funcionários.

Cruces garante que para isso é preciso “garantir que o trabalhador esteja intrinsecamente seguro, ou seja, independentemente do ambiente em que trabalhe, se é supervisionado ou não, se a manobra é fácil ou complicada, que ele sempre cumpra as normas de segurança, com um comportamento interdependente”.

O diretor explica que, por isso, “o trabalhador tem de se cuidar e cuidar de seus colegas para que o trabalho seja sempre seguro” e salienta que “temos de conseguir que qualquer trabalhador, em qualquer parte do mundo, cumpra as normas de segurança e não se exponha a riscos desnecessários”.

A empresa acredita que em termos de saúde e segurança não pode parar nunca, por isso começou a implementar novas iniciativas para atingir a meta de zero acidentes, entre as quais se destaca a campanha “Parar para poder continuar”, que procura incentivar os funcionários a “perder o medo de parar uma obra se a qualquer momento houver o risco de sofrer um acidente”.

De acordo com esta cultura, como todos os anos, o Grupo Elecnor apresentou durante o evento as tradicionais ‘jaquetas azuis’, que reconhecem os trabalhadores do Grupo Elecnor que são um exemplo de práticas de prevenção, não só consigo mesmos, mas também com seus colegas e equipes.

De volta às notícias
Fechar