O Grupo Elecnor é uma das empresas líderes mundiais no desenvolvimento, construção e operação de projetos e serviços através de dois grandes negócios que se complementam e enriquecem um ao outro: Serviços e Projetos e Investimentos em Infraestrutura e Renováveis.
A diversificação de suas atividades tem sido um dos eixos estratégicos ao longo de sua história, o que lhe permitiu cobrir diferentes setores que vão desde eletricidade, geração de energia, gás, ferrovias, telecomunicações, sistemas de controle, construção, água, meio ambiente, manutenção, instalações, até a engenharia aeroespacial.
Sua forte vocação internacional levou-a a um processo contínuo de expansão que abriu as portas para novos mercados em todo o mundo, sendo os principais a América, África, Austrália e o Oriente Médio.
Em suma, um Grupo cuja solvência técnica e financeira lhe permite promover, desenvolver e construir todo tipo de infra-estrutura nos cinco continentes.
Somos criadores de mundança e bem-estar: levamos infraestrutura, energia e serviços a territórios do mundo todo para que possam desenvolver seu potencial.
Uma empresa global que desenvolve seu propòsito com um modelo de negócios baseado em pessoas e que acredita na geração de valor compartilhado e na sustentabilidade. Eficiência, diversificação e solidez, nossas alavancas de crescimento e expansão.
Eficiência, diversificação e solidez, nossas alavancas de crescimento e expansão.
Centrada inicialmente no setor elétrico (linhas, subestações, iluminação e instalações), logo ampliou seu campo de atuação para as telecomunicações e iniciou sua expansão com a criação da primeira filial na Espanha, a Postes Nervión (hoje denominada Adhorna), dedicada à engenharia e às aplicações da pré-fabricação.
Foi criada também sua primeira filial no exterior: a Elecven (Electrolíneas de Venezuela), considerada como o primeiro marco da vocação internacional que sempre caracterizou a Elecnor.
Nessa época, seu campo de atuação abrangia todo o território nacional, começando a trabalhar no mercado de geração técnica convencional e hidrelétrica, assim como no setor nuclear, onde iria fechar grandes contratos.
Continuou fazendo infraestruturas de telecomunicações e iniciou o desenvolvimento de sistemas de controle industrial com tecnologia própria.
Em 1975, foi fundada aElecdor(Equador), sua segunda filial no exterior e, em 1976, criou a Internacional de Desarrollo Energético (IDDE) para promover a busca de projetos internacionais, conseguindo sua comercialização e financiamento.
Três anos depois, em 1979, chegou ao mercado brasileiro com a criação da Elecnor do Brasil.
O primeiro projeto “chave na mão” foi realizado na Costa do Marfim, seguido por outros em Camarões, Senegal e Burkina Faso. Além de posicionar-se na África francófona, a Grupo Elecnor começou a trabalhar na República Dominicana, onde realizou a interconexão Guatemala-El Salvador, obteve importantes contratos em Honduras, estabelecendo-se de forma permanente na América Central.
Na Espanha, nessa época, começou sua atividade no setor ferroviário com trabalhos de catenária e posicionou-se significativamente no setor do gás.
Da mesma forma, e a partir de sua divisão de Informática Industrial criou, em 1987, a empresa Cegenor, posteriormente Cosinor, como empresa especializada em Sistemas de Controle.
Em meados dessa década, a Grupo Elecnor começou a posicionar-se no setor ambiental criando uma Direção de Negócio específica e assumindo uma participação majoritária na empresa Hidroambiente.
Continuando com sua estratégia de diversificação, em 1997, decidiu criar a Enerfín com o objetivo de atuar como promotora e investidora no mercado de energia eólica, em que não deixou de crescer nos últimos anos. Seus primeiros projetos na Galícia foram seguidos por outros em diversas regiões da Espanha, assim como no Canadá e no Brasil, onde conta com o maior parque eólico do hemisfério sul.
A Elecnor, S.A. cindiu o ramo de serviços e projetos, conhecido como Elecnor Infraestructuras, em uma nova empresa chamada Elecnor Servicios y Proyectos, S.A.U. A Elecnor S.A. continua sendo a empresa-mãe listada do Grupo e três empresas se reportam a ela: Elecnor Servicios y Proyectos, S.A.U., Enerfín Sociedad de Energía, S.L.U. e Celeo Concesiones e Inversiones, S.L.
Em resumo, uma longa história de contínuo crescimento e diversificação que fez do Grupo Elecnor, com mais de 60 anos de história e presença em mais de 50 países, um grupo empresarial de referência em seus setores de atividade.