Madrid, 10 de abril de 2024

A nova variante ferroviária do Centro do “topo ” de San Sebastián começará a funcionar no final de 2025

Esta última fase das obras tem um investimento de 13,8 milhões de euros e será realizada pela UTE formada pela Elecnor, Omexom Spain, Eldu e Montajes Eléctricos San Ignacio.

A Elecnor, dentro de uma União Temporária de Empresas (UTE) formada também pela Eldu, Montajes Eléctricos San Ignacio e Omexom Spain, começou a executar as obras da última fase da nova variante ferroviária do Centro do “Topo” de San Sebastián que começará a funcionar no final de 2025.

A obra, recentemente adjudicada por mais de 13,8 milhões de euros, consistirá na execução das instalações eletromecânicas nas novas estações de Bentaberri, Concha e Easo (antiga Amara), além da estação que já existe em Lugaritz. Por outro lado, também será responsável pelas obras dos poços de bombeamento da rua Pío Baroja e da Avenida de Zarautz.

Os trabalhos a serem realizados neste projeto incluem diversos serviços, entre os quais está a ampliação da rede de 13,2 kV, as instalações elétricas de baixa tensão nas novas estações e poços de bombeamento, a instalação das baterias de condensadores, sistemas de fonte de alimentação ininterrupta (UPS), cabos de baixa tensão e de controle, iluminação, ventilação e proteção contra incêndio na nova variante ferroviária Centro do “Topo”.

Javier Elorza, diretor da Elecnor Norte, afirma que “o transporte público desempenha um papel fundamental na redução de congestionamentos, na melhoria da qualidade do ar e na promoção de um estilo de vida mais sustentável nas cidades. “Estamos comprometidos em realizar este projeto com sucesso e assim contribuir para o desenvolvimento e melhoria do transporte em San Sebastián”.

A Elecnor possui ampla experiência no setor ferroviário o que lhe permite realizar projetos “chave na mão” de sistemas de eletrificação, sinalização, intertravamento, comunicações e controle no setor ferroviário, metropolitano, bonde e trólebus.

Vale ressaltar a participação da Elecnor nos planos de expansão da rede ferroviária de alta velocidade da Espanha (AVE), no qual contribuiu para o desenvolvimento de uma catenária que permite a circulação a 350 km/h. Esta tecnologia de catenária foi instalada ao longo de mais de 2.000 km.

As capacidades da empresa nesta área são desenvolvidas para as seguintes atividades:

  • Catenária
  • Subestações
  • Sinalização e intertravamentos
  • Comunicações
  • Controle remoto e controle

  "Topo" (toupeira) é o nome dado ao serviço de transporte ferroviário entre San Sebastián (Espanha) e Hendaye (França), conhecido pelos muitos túneis pelos quais passa.

De volta às notícias
Fechar