Madrid, 13 de maio de 2022

Orbex, empresa com participação da Elecnor Deimos, apresenta Prime, o foguete mais sustentável do mundo

É o primeiro veículo lançador europeu em tamanho real

  • O lançador está sendo desenvolvido no Reino Unido com o apoio de Portugal

O primeiro protótipo em tamanho real do foguete espacial orbital Prime, desenvolvido pela Orbex com o apoio da Elecnor Deimos, foi apresentado publicamente pela primeira vez em sua plataforma de lançamento na Escócia.

O Prime é um foguete de dois estágios com 19 metros de altura, equipado com sete motores, que lançará uma carga útil de pequenos satélites comerciais na órbita baixa da Terra (LEO). Os lançadores Prime serão até 30% mais leves e 20% mais eficientes do que qualquer outro veículo da categoria de lançadores pequenos.

A Elecnor Deimos está desenvolvendo o subsistema de controle de voo do lançador ou GNC (Guidance, Navigation and Control) que controla a autonomia e o piloto automático do foguete. A Deimos Space do Reino Unido lidera, especificamente, o desenvolvimento de subsistemas para a fase de decolagem/subida e gerenciamento automático de falhas, os bancos de testes e a análise depois do voo. Por sua vez, a Deimos Engenharia, em Portugal, é a responsável pelo GNC até a fase orbital depois que o lançador sai da atmosfera terrestre.

Foguete sustentável

O Orbex Prime funciona com biocombustível renovável, o biopropano, que reduz as emissões de carbono em 96% em comparação com outros sistemas de lançamento espacial que usam combustíveis fósseis, de acordo com um estudo da Universidade de Exeter.

Após a conclusão da primeira integração completa do Prime em uma plataforma de lançamento, o lançador passará por uma série de testes integrados, o que permitirá realizar ensaios gerais de lançamento e desenvolver e otimizar os procedimentos de lançamento.

“Esta é uma grande conquista para a Orbex e estamos muito orgulhosos de poder participar neste processo”, afirmou Ismael López, diretor executivo da Elecnor Deimos. “Queremos agradecer novamente tanto à Agência Espacial do Reino Unido quanto à Agência Espacial Portuguesa pelo apoio e esforços para promover iniciativas de lançamento sustentáveis na Europa”.

Nuno Ávila, country manager da Deimos Engenharia em Portugal, acrescentou: “O sistema de Orientação, Navegação e Controle (GNC) é um dos sistemas mais importantes de um lançador, tanto quanto o de propulsão, e sem dúvida o que mais inteligência utiliza. Liderar a fase orbital do PRIME é um privilégio e um marco importante para a engenharia portuguesa”. 


De volta às notícias
Fechar