O Grupo Elecnor obteve um lucro líquido de 25 milhões de euros no primeiro trimestre de 2025, 55% a mais do que no ano anterior
O volume de negócios foi de 897,3 milhões de euros (+12%) e o EBITDA foi de 54,4 milhões de euros (+26,4%) no final de março.
No final do primeiro trimestre de 2025, o Grupo Elecnor registrou um lucro líquido consolidado de 25 milhões de euros, 54,7% superior ao correspondente às operações continuadas no mesmo período do ano anterior. O volume de negócios consolidado foi de 897,3 milhões de euros, registrando um aumento de 12% em relação aos três primeiros meses de 2024. O lucro operacional bruto (EBITDA) totalizou 54,4 milhões de euros, com um aumento de 26,4%.
O portfólio de produção a ser executado nos próximos 12 meses é de 2,995 bilhões de euros, 10,6% maior do que no final de 2024, quando atingiu 2,708 bilhões de euros. Desse valor do portfólio, 30% correspondem ao mercado nacional e 70% ao mercado internacional. O portfólio do mercado nacional é composto por contratos de atividades de serviços, assim como por projetos de construção de usinas de energia renovável, com valores previstos para serem executados nos próximos 12 meses. O portfólio internacional inclui os países europeus (Itália e Reino Unido) e os Estados Unidos, onde são realizadas atividades relacionadas a serviços, além de outros países (principalmente Austrália e Brasil) onde foram contratados grandes projetos de construção de usinas de geração de energia proveniente de fontes renováveis e transmissão de energia.
Principais números por segmento de negócios
Dentro da estrutura de uma nova organização do Grupo Elecnor, foram definidos três segmentos de negócios, de acordo com as responsabilidades assumidas pelas três Diretorias Gerais do Grupo. Estes segmentos são administrados e definem seus objetivos de forma independente: Serviços, Projetos e Concessões e projetos próprios.
No segmento de Serviços, a Elecnor integra serviços de distribuição de energia, telecomunicações, manutenção e instalação, essenciais para a geração de mudanças e bem-estar para a sociedade, no qual obteve um lucro líquido de 15 milhões de euros, 7,1% a mais do que no mesmo período do ano anterior. No segmento de Projetos, que se dedica à construção, operação e manutenção de infraestruturas de geração e transmissão de energia limpa em todo o mundo, melhorando as condições de vida das comunidades e promovendo o desenvolvimento sustentável, obteve um lucro líquido de 9,5 milhões de euros, com um aumento de 34,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Por último, no segmento de Concessões e projetos próprios, o Grupo Elecnor se dedica ao desenvolvimento e operação de projetos que visam estabilidade e rentabilidade de longo prazo, através de contratos de concessão e investimentos estratégicos em projetos próprios, reforçando o portfólio de energias renováveis e infraestruturas de energia e aumentando o valor do Grupo no longo prazo. Neste segmento, faz-se uma distinção entre a Celeo — com um lucro líquido atribuível ao Grupo Elecnor de 4,3 milhões de euros, com um aumento de 51,1% —e a atividade de desenvolvimento e investimento, na qual o Grupo mantém sua estratégia de geração de valor de longo prazo através do desenvolvimento e investimento em novos