Madrid, 9 de março de 2023

A Elecnor fortalecerá o sistema elétrico interconectado de Honduras com dois novos contratos de 56,5 milhões

O Grupo foi o adjudicatário da obra de construção de uma subestação elétrica e uma linha de transmissão, além da ampliação de mais 6 subestações.

Através de uma licitação pública internacional, a Elecnor obteve dois novos projetos para a Empresa Nacional de Energia Elétrica (ENEE) no valor de 56,5 milhões de euros. Estes projetos serão executados com recursos do BID através de um empréstimo concedido ao Governo de Honduras por um prazo de 40 anos.

O primeiro deles consiste na construção de uma subestação na capital hondurenha, que inclui também a ampliação de três subestações na zona norte, onde se concentra a maior parte da indústria do país. Adicionalmente, para este contrato será construída uma linha de transmissão de 27 km, conectando as subestações de San Pedro Sula Sur e Progreso.

O segundo contrato consiste na ampliação de mais seis subestações. Neste projeto, destaca-se a ampliação da subestação de Comayagua, que alimenta o novo Aeroporto Internacional de Palmerola, que começou a funcionar no final de 2021. A Elecnor participou da construção da Central Elétrica, edifício do Corpo de Bombeiros, Torre de Controle e Balizamento desta infraestrutura aeroportuária.

Com estes dois projetos, o serviço de energia elétrica será fortalecido em regiões com alta demanda e grave carência de energia elétrica, especialmente em San Pedro Sula e arredores. A previsão é que os projetos beneficiem mais de cinco milhões de hondurenhos, já que melhorará o transporte de energia e aumentará a capacidade de transformação de subestações que foram construídas há muitos anos e nas quais não foram feitas melhorias, apesar do aumento da demanda de energia a cada ano.

A Elecnor está presente em Honduras há mais de 33 anos e é amplamente reconhecida no setor energético. Atualmente, a Elecnor executa para a ENEE, no mesmo esquema destes dois novos contratos, as obras de construção da ampliação das subestações de: Miraflores, Laínez, Bellavista e a nova subestação El Centro; assim como a construção das linhas de transmissão de 138 kV: Miraflores-Laínez e Bellavista-El Centro, cujas obras começaram em abril de 2022 e estão programadas para serem concluídas em março de 2024, no valor de 21,5 milhões de euros.

De volta às notícias
Fechar