Madrid, 27 de fevereiro de 2023

O Grupo Elecnor aumenta seu dividendo em 19,7% após obter um lucro de 102,8 milhões de euros em 2022

O Grupo melhora em todas suas áreas de atividade e atinge um volume de negócios de 3,613 bilhões de euros, 15,7% mais do que em 2021.

O Grupo Elecnor obteve um lucro líquido de 102,8 milhões de euros em 2022, 19,7% acima do obtido no ano anterior. Por outro lado, as vendas em 31 de dezembro de 2022 somavam 3,613 bilhões de euros, 15,7% a mais do que no mesmo período de 2021. Tanto o mercado nacional (que representa 41% do total) quanto o mercado internacional (59%) registraram crescimentos significativos de 4,8% e 24,9%, respetivamente.

Esta evolução positiva em todos os resultados do Grupo foi possível graças à execução de grandes Projetos Sustentáveis dos negócios da Elecnor na Austrália, Brasil, Chile, República Dominicana, Moçambique, Camarões e Angola, particularmente, e ao aumento do volume de atividades relacionadas a Serviços Essenciais que são desenvolvidas nos Estados Unidos e na Europa, principalmente na Espanha e na Itália. Por outro lado, a Enerfín, filial de energias renováveis do Grupo Elecnor, se beneficiou do nível geral de preços na Espanha, assim como da valorização do real brasileiro e do dólar canadense.

O EBITDA foi de 302 milhões de euros, 11,1% acima do valor obtido no ano anterior. O resultado do Grupo reflete a evolução positiva do Negócio de Serviços e Projetos, assim como dos Investimentos em Infraestruturas e Energias Renováveis, principais atividades do Grupo e que se complementam e se fortalecem.



Elecnor (Serviços Essenciais e Projetos Sustentáveis)

O volume de negócios da Elecnor (Serviços Essenciais e Projetos Sustentáveis) aumentou 15,7%, chegando a 3,422 bilhões de euros, enquanto o lucro líquido atribuído foi de 77,5 milhões de euros (+0,4%).

No mercado interno, a atividade manteve sua trajetória crescente graças aos serviços essenciais implementados para os setores da energia, telecomunicações, água, gás e transportes. O Grupo também apostou na promoção e construção de parques eólicos e fotovoltaicos, assim como em projetos de reabilitação e manutenção, relacionados com o autoconsumo e a eficiência energética.

No mercado internacional, a trajetória positiva de deve principalmente aos projetos sustentáveis que o Grupo vem desenvolvendo na Austrália, e à construção de linhas de transmissão de energia elétrica no Brasil e no Chile, além das filiais americanas (Hawkeye e Belco). Também influenciou positivamente a construção de parques eólicos na Colômbia; parques solares fotovoltaicos na República Dominicana, Colômbia e Gana; centrais hidrelétricas em Camarões e Angola e subestações na República Democrática do Congo. Vários destes projetos ainda estão uma sua fase inicial, quando o Grupo faz uma estimativa prudente da margem, o que gera um aumento no valor da Receita que ainda não foi repassado na mesma medida para o resultado final.

A carteira de produção a executar nos próximos 12 meses é de 2,408 bilhões de euros (2,291 bilhões de euros no final de 2021). Deste valor da carteira, 74% correspondem ao mercado internacional, 1,774 bilhão de euros, e 26% correspondem ao mercado nacional, 633 milhões de euros. A carteira do mercado nacional é constituída majoritariamente por contratos relativos à atividade de serviços essenciais. A carteira internacional está aumentando tanto em países europeus (Itália e Reino Unido) onde são desenvolvidas atividades relacionadas com serviços essenciais, quanto em outros países (principalmente Austrália, Estados Unidos, Brasil, México e Panamá) onde foram contratados importantes projetos sustentáveis de construção de usinas de geração de energia através de fontes renováveis e de transmissão de energia.

Investimentos em Infraestruturas e Energias Renováveis

Nos projetos de investimentos, que o Grupo Elecnor desenvolve através de sua filial Enerfín e sua investida Celeo e as empresas controladas de ambas, o ano de 2022 terminou com fortes aumentos em seus principais volumes de negócios.

A Enerfín participa em 1.552 MW de energias renováveis em operação e em construção na Espanha, Brasil, Canadá e Colômbia, e mantém sua intensa atividade de promoção para garantir seu crescimento e aumentar seu pipeline, que atualmente é de quase 9 GW de projetos de energia eólica e fotovoltaica. Além disso, continua apostando na diversificação de seus negócios com projetos de armazenamento, hibridização e hidrogênio verde.

O Volume de Negócios da Enerfín aumentou 32,3% em relação ao ano anterior, 220,4 milhões de euros; enquanto o lucro líquido atribuível subiu 89,1% atingindo os 44,1 milhões.

A Celeo, empresa em que o Grupo Elecnor participa e administra junto com a APG, participa em 6.812 km de linhas de transmissão de energia elétrica no Chile e no Brasil, em operação e em construção, assim como em 345 MW de energias renováveis (fotovoltaica e solar térmica) na Espanha e no Brasil. Destaca-se também neste período, o início das obras da primeira concessão no Peru (Puerto Maldonado). O conjunto de ativos em operação que a empresa administra é de aproximadamente 5,924 bilhões de euros no final do ano.

A Celeo consolida nas demonstrações financeiras do Grupo pelo Método da Equivalência Patrimonial, razão pela qual não adiciona os valores das vendas ao mesmo. No exercício de 2022, contribuiu com um lucro líquido consolidado atribuível de 17,2 milhões de euros (em comparação com os 15 milhões do ano anterior). Este resultado, devido ao método de consolidação utilizado, coincide com o lucro antes de impostos e com o EBITDA com que este negócio contribui para o Grupo.

Um balanço sólido e uma dívida financeira corporativa em queda

Durante o exercício de 2022, o Grupo Elecnor conseguiu gerar, através de suas atividades operacionais, um fluxo de caixa de 226,9 milhões de euros (vs. 206,2 milhões em 2021) e realizou um esforço de investimento líquido de 128,5 milhões de euros (100 milhões em 2021).

A Dívida Financeira Líquida Corporativa com recurso (120,8 milhões de euros) se manteve na mesma linha em relação ao final do ano anterior (119,4 milhões de euros). Isto se deve principalmente à boa evolução dos negócios do Grupo em termos de geração de caixa de suas atividades operacionais.

O índice de endividamento no final deste ano, calculado como a Dívida Financeira Líquida com recurso dividida pelo EBITDA com recurso, foi de 0,63x (tendo reduzido notavelmente em relação ao 0,72x do ano anterior) graças à evolução positiva dos negócios em termos de geração de caixa.

Dividendos

O Conselho de Administração aprovou propor à Assembleia Geral de Acionistas, o pagamento de um dividendo complementar de 0,36053065 euros por ação, que juntamente com o dividendo por conta do resultado do exercício de 2022 pago aos acionistas no último mês de dezembro (de 0,06259868 euros por ação), perfaz um dividendo total de 0,42312933 euros por ação. Isto representa um aumento de 19,71% em relação aos dividendos pagos com base no exercício de 2021 e um pay-out de 36% sobre o resultado do Grupo correspondente ao exercício de 2022, em linha com a política de atenção ao acionista e melhorando significativamente sua remuneração.

Uma sólida estratégia financeira vinculada à sustentabilidade

Em consonância com seu firme compromisso de ter uma estratégia sólida e sustentável, o Grupo Elecnor mantém uma estratégia de diversificação e otimização de custos de suas fontes de financiamento, que incluem:

  • Um Contrato de Financiamento Sindicalizado (formalizado em 2014 e com uma última novação em 2021) com um limite de 350 milhões de euros, dividido em uma Tranche de Empréstimo de 50 milhões e uma Tranche de Crédito de 300 milhões e vencimento em setembro de 2026. Este financiamento cumpre os requisitos estabelecidos nos Princípios de Financiamentos Vinculados à Sustentabilidade (Sustainability Linked Loan Principles), sendo classificado como sustentável.
  • Um novo Programa de Notas Promissórias Multimoedas (euros e dólares) no MARF (publicado em junho de 2022), com limite de 400 milhões de euros e prazos de até 24 meses, para financiar as necessidades de capital de giro e novos projetos, tanto na Espanha como fora de suas fronteiras. Este é o primeiro Programa do Grupo Elecnor vinculado à sustentabilidade, que inclui metas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e acidentes de trabalho.
  • Desde 2021, o Grupo Elecnor realizou três colocações privadas de longo prazo, totalizando 100 milhões de euros:
    • 50 milhões de euros a 10 anos, em formato de empréstimo sustentável, colocados pelo Banco March.
    • 20 milhões de euros a 10 anos, que cumpre adicionalmente os Princípios de Empréstimos Verdes (Green Loan Principles), já que os fundos se destinam a projetos classificados como verdes, colocados pelo Banco Sabadell.
    • 30 milhões de euros a 14 anos, em formato de bônus sustentáveis, também colocados pelo Banco Sabadell, integrados ao MARF. Possuem a classificação BBB– do Grupo Elecnor (Investment Grade) emitida pela Axesor.
  • O Grupo possui um Fundo de Securitização denominado "ELECNOR EFFICIENCIA ENERGÉTICA 2020, Fundo de Securitização", desde dezembro de 2020, ao qual foram cedidos os direitos de crédito derivados dos contratos de gestão de serviços de energia elétrica e manutenção de instalações de iluminação pública, que estão sendo executados para 43 municípios e entidades públicas espanholas. Através desta estrutura, a Elecnor obteve financiamento para os investimentos nos contratos cedidos, no valor de 50 milhões de euros.

Compromisso com o meio ambiente

  • Estratégia de Mudanças Climáticas 2035 alinhada com as recomendações da TCFD.
  • Validação dos objetivos de redução de emissões pelo SBTi até 2035 (redução dos escopos 1 e 2 em 38% e do escopo 3 em 18%).
  • Pontuação de Liderança no ranking CDP, corroborando a posição do Grupo Elecnor em termos de adaptação e mitigação em relação às mudanças do clima.
  • Análise de riscos e oportunidades climáticas.
  • Certificação Aenor de Meio Ambiente e gestão de emissões de GEE, de acordo com a norma ISO 14064-1:2018.
  • Promoção das energias renováveis com projetos de hibridização de energia eólica com fotovoltaica e armazenamento, assim como a geração, armazenamento e fornecimento de hidrogênio verde.
  • 1.897 MW de energia renovável em operação e em construção, 12% a mais do que no ano anterior.
  • Gestão da biodiversidade e proteção do ambiente natural em todos os projetos.


Foco nas pessoas

  • Obtenção dos melhores índices de sinistralidade da história da empresa.
  • Saúde e segurança no centro do negócio.
  • Adesão à Aliança de CEO pela diversidade, dedicada à pesquisa, desenvolvimento e promoção de estratégias e boas práticas de negócios para a diversidade, equidade e inclusão.
  • Excelência operacional: maior satisfação do cliente.
  • 4% de crescimento do quadro de pessoal  Aumento de 12% no número de mulheres 31% de mulheres na área de Estrutura.
  • Investimos e desenvolvemos infraestruturas para o progresso da sociedade mediante Fundaçao Elecnor.


Gestão responsável

  • Sistema de Compliance compatível com os mais altos padrões internacionais.
  • Nova Política de Relacionamento com as comunidades locais.
  • Novo regime de remuneração dos conselheiros 2022-2025.
  • Reestruturação do Conselho de Administração: redução do número de conselheiros e nomeação de um novo conselheiro independente.
  • Cadeia de suprimentos alinhada com os padrões de sustentabilidade do Grupo.
  • Certificação do Sistema de Gestão de Responsabilidade Social de acordo com IQNet SR10.

De volta às notícias
Fechar