A Fundação Elecnor e a Universidade de Deusto assinam um acordo para capacitar 400 estudantes na área de sustentabilidade e ética empresarial.
A Sala de Sustentabilidade Fundação Elecnor – Deusto Business School é uma iniciativa destinada a estudantes do primeiro ano de Administração de Empresas.
A Fundação Elecnor e a Universidade de Deusto renovaram seu acordo de colaboração para o lançamento da Sala de Sustentabilidade Fundação Elecnor – Deusto Business School, uma iniciativa que será desenvolvida nos campi de Bilbao e San Sebastián e formará 400 estudantes do primeiro ano do curso de Administração em competências práticas de sustentabilidade e ética empresarial.
O novo convênio reforça e amplia um compromisso compartilhado com a formação prática das novas gerações. A cerimônia de assinatura contou com a participação do reitor da Universidade de Deusto, Juan José Etxeberria Sagastume, e do presidente da Fundação Elecnor, Fernando Azaola Arteche. Também estiveram presentes a vice-reitora de Relações Institucionais, María José Aranguren; a diretora-geral da Deusto Business School Executive Education, Almudena Eizaguirre; e o diretor da Fundação Elecnor, Jorge Ballester.
Gerenciar uma empresa de milk-shakes de chocolate
A Sala de Sustentabilidade será implementada em 2026, dentro da disciplina ‘Empresa e Sustentabilidade’. O núcleo da iniciativa será uma competição baseada em gamificação, na qual os estudantes trabalharão em equipe por meio de um simulador empresarial, The Triple Connection, que os desafiará a gerenciar uma empresa fictícia de milk-shakes de chocolate com impacto social, ambiental e econômico.
Os estudantes deverão tomar decisões complexas baseadas nos três pilares-chave da sustentabilidade: Pessoas, Planeta e Prosperidade. Essa dinâmica fortalece o aprendizado por meio de uma experiência prática, moderna e inovadora, e introduz desde o primeiro semestre conceitos essenciais de sustentabilidade com impacto significativo em termos de conscientização.
Uma trajetória contínua de colaboração
A colaboração entre a Fundação Elecnor e a Universidade de Deusto começou em 2011 e tem se mantido de forma ininterrupta. Surgiu pouco depois da criação da Fundação Elecnor em 2008, no contexto do 50º aniversário do Grupo Elecnor, e desde então resultou em diversas iniciativas conjuntas na área estratégica de Formação e Pesquisa da Fundação.
O novo acordo aprofunda essa trajetória, reforçando a intenção de desenvolver talentos e promover práticas responsáveis no âmbito empresarial. Para a Fundação Elecnor, a sustentabilidade é um pilar fundamental de sua missão de contribuir para o progresso da sociedade e de seu compromisso com o futuro das novas gerações. A Fundação é guiada por princípios como sustentabilidade, cooperação e proteção ambiental.
A Fundação Elecnor está firmemente convencida de que o trabalho realizado pelas empresas e os projetos desenvolvidos não deve se limitar à mera busca de rentabilidade econômica, mas deve aplicar critérios de sustentabilidade que assegurem maior valor social, ambiental e econômico a longo prazo.