O que são e o que reconhecem as certificações de compliance ou conformidade?

Garantir um lugar de destaque para o compliance e consolidar sua incorporação nos processos das empresas, independentemente de seu setor ou porte, é um desafio que enfrentam diariamente as equipes responsáveis pela elaboração e acompanhamento das Políticas de Compliance. Quando estas políticas são aplicadas de forma eficaz, o esforço é recompensado com uma certificação.

Um exemplo claro disso é o Grupo Elecnor que, no seu contínuo incentivo às boas práticas e sua luta constante contra a corrupção e o suborno, em 2018 se tornou a primeira empresa espanhola de seu setor a obter a certificação UNE-ISO 37001 de “Sistemas de gestão antissuborno”, a norma mais exigente para articular sistemas de gestão de compliance e combate à corrupção.
O Grupo Elecnor decidiu reforçar sua estrutura com a nomeação de Gonzalo Sánchez Alber como Diretor de Compliance, dentro da reorganização do seu Sistema de Compliance. Sánchez Alber já fazia parte do Comitê de Compliance da empresa, onde também era Diretor de Auditoria Interna. Com sua nomeação, novos membros se uniram ao Comitê.

Mas, o que são realmente estas certificações e para que servem?

O processo de obtenção da certificação de compliance consiste na realização de uma auditoria externa na qual é avaliado o comportamento da empresa, incluindo seus processos de relacionamento com os funcionários, acionistas, diretores e parceiros de negócios.

As certificações passaram a ter tanta relevância que, já faz alguns anos, sua utilidade na esfera jurídica é reconhecida e considerada um elemento adicional para a avaliação dos juízes em qualquer processo.

Além de sua crescente utilidade na aplicação de requisitos legais e na dissuasão e repressão de condutas antiéticas, uma certificação de compliance proporciona vantagens importantes para as empresas em matéria de reputação. Num contexto onde a sociedade e os grupos de interesse exigem o máximo de responsabilidade corporativa, as certificações de compliance constituem um elemento objetivo de confiança na marca e um diferencial em relação à concorrência.

Quem emite estas certificações?

A certificação e validação de boas práticas de compliance ou conformidade são realizadas por entidades que, depois de avaliadas, foram credenciadas para este fim pelo Organismo Nacional de Acreditação (Enac). As mais conhecidas e conceituadas no mercado espanhol são a AENOR, a Associação Espanhola de Compliance (Cescom) e a EQA. Todas elas são fundamentais, além das empresas comprometidas com o avanço da cultura de compliance, como a Elecnor, no processo inevitável para consolidar as melhores práticas na gestão empresarial.

De volta às atualidades
Fechar