A Iberdrola incorpora a Elecnor no maior projeto de hidrogênio verde da Europa

A Elecnor realizará a montagem da instalação elétrica da usina de Puertollano e fornecerá materiais elétricos

Este é o maior projeto de hidrogênio verde da Europa atualmente, e contribuirá para descarbonizar o processo de fabricação de fertilizantes industriais na usina de Fertiberia, em Puertollano, Ciudad Real. A Elecnor fará a montagem da instalação elétrica da usina de Puertollano e fornecerá materiais, como painéis e cubículos, suportes, eletrodutos e iluminação.

No processo de licitação, a Iberdrola avaliou a capacidade da Elecnor em projetos de engenharia, fabricação, fornecimento e instalação de equipamentos elétricos. A contratação faz parte da estratégia da Iberdrola de promover a contratação de empresas comprometidas com os valores ambientais, sociais e de governança (ESG, por suas siglas em inglês).

A central de hidrogênio verde começará a funcionar este ano, após um investimento de 150 milhões de euros. Será composta por uma usina solar fotovoltaica de 100 MW, um sistema de bateria de íon-lítio com uma capacidade de armazenamento de 20 MWh e um dos maiores sistemas de produção de hidrogênio por eletrólise do mundo (20 MW). Tudo de fontes 100% renováveis.

Desenvolvimento de cadeias industriais inovadoras e com alto valor agregado 

O hidrogênio verde possui um potencial altíssimo como vetor de energia para a eletrificação de processos industriais e transporte pesado, principalmente. Além disso, foi identificado como uma solução fundamental para a descarbonização da economia e desenvolvimento de cadeias industriais inovadoras e de alto valor agregado, na Espanha e na União Europeia.

De volta às atualidades
Fechar