O Grupo Elecnor dobrou seu lucro líquido no primeiro semestre de 2025
O EBITDA ultrapassou 111 milhões de euros, 86% a mais do que no ano anterior
O Grupo Elecnor obteve no primeiro semestre de 2025 um lucro líquido de 50,2 milhões de euros correspondente às operações continuadas, um valor duas vezes maior do que no primeiro semestre do ano anterior (25 milhões de euros). No entanto, no primeiro semestre de 2024, o Grupo Elecnor registrou um ganho de capital significativo com a venda da Enerfín, o que fez com que o lucro líquido do período chegasse a 848 milhões de euros.
Por outro lado, no final de junho de 2025, o volume de negócios foi de 2 bilhões de euros, 16,8% a mais do que no mesmo período de 2024, e cresceu tanto no mercado interno (+10,2%) quanto no internacional (21,9%). O EBITDA ultrapassou 111 milhões de euros, um aumento de 86% em relação ao primeiro semestre de 2024, quando ficou em 60,1 milhões de euros.
A carteira de produção a ser executada nos próximos 12 meses é de 2,863 bilhões de euros e cresceu 5,72% em comparação com os dados no final de 2024 (2,708 bilhões de euros).
Principais números por segmento de atividade
Durante o primeiro semestre de 2025, o Grupo Elecnor consolidou a nova estrutura organizacional da empresa, dividida em três áreas de negócios (Serviços, Projetos e Investimentos) com maior capacidade de adaptação e gestão de riscos.
Na área de Serviços, a Elecnor integra serviços de distribuição de energia, telecomunicações, manutenção e instalação, fundamentais para a geração de progresso socioeconômico e bem-estar para a sociedade. Nesta área de negócios, o Grupo Elecnor obteve um EBITDA de mais de 64 milhões de euros (+35,6%), um lucro líquido de mais de 26 milhões de euros (+5,7%) e vendas de 1,085 bilhão de euros (+7,4%).
Na área de Projetos dedicada à construção, operação e manutenção de infraestruturas de energia em todo o mundo, incluindo usinas de energia renovável, linhas de alta tensão e subestações. No primeiro semestre de 2025, registrou um EBITDA de 54,4 milhões de euros (+74,4%), lucro líquido de 22,4 milhões de euros (+43,6%) e vendas de 914,9 milhões de euros (+27,3%). Além disso, os projetos em andamento incluem a construção de usinas de geração de energia a partir de fontes renováveis e usinas de transmissão de energia, tanto na Espanha quanto no exterior.
Finalmente, na área de Investimentos, o Grupo Elecnor se dedica à participação em ativos estratégicos, como linhas de transmissão ou usinas de energias renováveis, que proporcionam uma receita estável e valor a longo prazo, consolidando a presença do Grupo em setores de alto potencial. Esta área integra a Celeo, que opera quase 8.000 quilômetros de linhas de transmissão e 345 MW de usinas de geração de energia renovável e que obteve um lucro líquido atribuível ao Grupo Elecnor de 9,18 milhões de euros (+29,9%), e a atividade de desenvolvimento e investimento, na qual o Grupo mantém sua estratégia de geração de valor a longo prazo, desenvolvendo e investindo em novos negócios, selecionando mercados e tecnologias de alto valor agregado e alta rentabilidade.
Situação financeira
Durante o primeiro semestre de 2025, o Grupo Elecnor reforçou sua solidez financeira através da gestão ativa de sua estrutura de capital e de uma política de financiamento de acordo com os critérios de sustentabilidade e o compromisso ético que caracteriza o Grupo Elecnor com suas finanças e projetos. Como marco importante deste período, o Grupo assinou um novo contrato de financiamento sindicalizado no valor total de 350 milhões de euros, com vencimento em 2030. Este financiamento, classificado como sustentável por estar em conformidade com os Sustainability Linked Loan Principles, substitui o contrato em vigor desde 2014 e fortalece a capacidade de investimento do Grupo dentro de seu plano estratégico.
No final do período, o Grupo tinha uma posição financeira líquida positiva com recursos de 25,5 milhões de euros, em comparação com os 187,5 milhões de euros registrados em 31 de dezembro de 2024. Este desempenho se deveu principalmente ao pagamento do dividendo complementar de 265 milhões de euros em junho.
Em termos de geração de caixa, o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais antes de impostos foi de 40,5 milhões de euros, em relação aos 20,6 milhões de euros do mesmo período do ano anterior, impulsionado pela melhoria operacional dos negócios.
Previsão para 2025
Nos próximos meses, as atividades do Grupo Elecnor se beneficiarão das três principais tendências que estimularão o desenvolvimento econômico global: transição energética e eletrificação da economia; urbanização e digitalização da sociedade; sustentabilidade ambiental e social.
A sólida carteira de contratos e a situação atual do mercado, em que as organizações com as capacidades e a singularidade da Elecnor são muito requisitadas, permitirão que o Grupo fortaleça ainda mais sua posição de liderança e rentabilidade em 2025, em linha com o Plano Estratégico do Grupo, cujo objetivo neste sentido é atingir os níveis de resultados anteriores à venda da Enerfín.
Um valor sustentável. Compromisso ASG
A sustentabilidade no Grupo Elecnor está baseada em seu propósito: levar infraestrutura, energia e serviços, promovendo o desenvolvimento e gerando oportunidades em todo o mundo. Este compromisso com a sustentabilidade é inerente ao desenvolvimento de todas suas atividades e à sua estratégia de negócios, assim como às relações com seus grupos de interesse.
Este compromisso é corroborado pela certificação de seu Sistema de Gestão de Responsabilidade Social de acordo com a norma IQNet SR10, que certifica que a empresa possui um sistema de gestão de sustentabilidade eficaz; e por seu Plano Estratégico de Sustentabilidade, cujo objetivo é criar valor e gerar um dividendo econômico, ambiental, social e de governança. Além disso, o Grupo Elecnor ocupa uma posição de liderança climática no ranking do CDP, fazendo parte da “Lista A”, a classificação mais alta deste ranking.