Madrid, 14 de julho de 2022

A Elecnor construirá no Panamá uma linha de transmissão elétrica de grande impacto para o país por 86,5 milhões de dólares

A Linha de Transmissão Sabanitas–Panamá III é uma obra de Interesse Nacional devido à sua contribuição para o sistema energético do país

A Elecnor ganhou a concessão para a construção de um dos projetos energéticos mais importantes no Panamá: a Linha de Transmissão Sabanitas-Panamá III. O valor do contrato é de 86,5 milhões de dólares e espera-se que a obra esteja concluída em 2024. 

Pertencente à empresa transmissora de energia do Panamá (ETESA), esta infraestrutura foi classificada como obra de Interesse Nacional.

A obra consiste na construção de uma linha de transmissão de 230 kV, com capacidade de transporte da rede de 1.000 MVA para cada um dos dois circuitos. 

O objetivo dessa nova infraestrutura é evacuar, com segurança, toda a energia gerada nas usinas de gás localizadas na província de Colón, além de fortalecer a rede elétrica do Panamá. É, portanto, um projeto de enorme importância do ponto de vista energético, pois incrementa a capacidade de transmissão da rede. Para realizá-lo, o projeto prevê a instalação de torres de até 49 metros de altura e o uso de mais de 2.400 toneladas de aço.

Com aproximadamente 46 km, a nova rede será construída paralelamente à rodovia Panamá-Colón, via que liga os dois principais centros econômicos do país. Além disso, serão construídas duas subestações elétricas tipo GIS nas duas extremidades da linha de transmissão, como também a execução de obras de secionamento das linhas de transmissão existentes.

Do ponto de vista ambiental, o projeto levou em consideração critérios de harmonização com o meio ambiente através da aplicação de técnicas que minimizam o impacto ambiental tais como reflorestamento, resgate da fauna e da flora, considerando também o impacto arqueológico.

A participação da Elecnor no Sistema Interconectado Nacional do Panamá com a construção da Linha de Transmissão 230 kV Sabanitas-Panamá III posiciona a empresa como uma das mais importantes e reconhecidas quanto à construção de infraestruturas energéticas do país.

Até este momento, o valor conjunto da execução dos projetos da Elecnor no Panamá foi superior a 230 milhões de euros. Entre os projetos mais destacados encontra-se a construção da repotenciação da Linha de Transmissão Mata de Nance 230 kV, o Parque Eólico Toabré e as 4 Usinas Fotovoltaicas de Pesé, Mayorca, Cedro e Caoba.

De volta às notícias
Fechar