Yaundé, Camerún, 8 de fevereiro de 2022

A Elecnor resgata as condições ambientais do lago municipal da capital de Camarões

  • A empresa será a responsável pela reabilitação do lago municipal do centro de Yaundé, dotando esse espaço com áreas verdes e infraestruturas para pedestres 
  • O objetivo do projeto é transformar este ponto da cidade em uma área verde de lazer e turismo
  • A restauração do ecossistema do lago terá um efeito direto sobre o modo de vida e o bem-estar da população.

O objetivo do projeto do lago municipal do centro de Yaundé é reabilitar este hábitat aquático do centro administrativo da capital que, até agora, não contava com uma gestão integrada do estado ecológico de seus ecossistemas. Esta iniciativa permitirá regenerar essa área e melhorar as infraestruturas visando a utilização esportiva, cultural e turística. A descontaminação do lago ajudará o desenvolvimento sustentável da cidade, favorecendo também as atividades tradicionais da região e gerando emprego local.

A renovação deste espaço inclui a limpeza do lago municipal de Yaundé, a depuração das águas residuais e pluviais das imediações, bem como a criação de espaços para pedestres. Para a limpeza da água, está prevista a instalação de uma estação de produção de ozônio que garantirá um processo limpo e não poluente do ecossistema.

Por outro lado, serão criados novos espaços naturais, incluindo um jardim botânico e uma via verde de 2 quilômetros coberta por árvores e espécies endêmicas. Estas obras transformarão o lago Yaoundé e áreas adjacentes em um ponto de encontro saudável da cidade, além de uma nova atração turística da capital de Camarões.

Para completar a recuperação social do espaço, construirão um restaurante com forma de nenúfar sobre o lago. Será a única construção com estas características no país. O restaurante terá capacidade para 300 pessoas, que poderão apreciar as vistas de 360 graus deste novo ponto verde da cidade. 

O prazo de execução deste projeto transformador e sustentável é de 24 meses, e representa um compromisso firme do Ministério da Habitação e Desenvolvimento Urbano de Camarões com o desenvolvimento turístico e social de Yaoundé, a capital política.

Grupo Elecnor nos Camarões

A concessão desse contrato de regeneração urbana e ambiental consolida a trajetória da Elecnor no país africano, onde está presente há dez anos. Ao longo desses anos, a empresa executou vários projetos de grande importância para o desenvolvimento das infraestruturas do país. O mais recente foi o desenvolvimento da usina hidrelétrica de Nachtigal Amont, projeto que injetará 420MW à rede elétrica nacional, com um contrato avaliado em 70 milhões de euros. Anteriormente, desenvolveu a construção de uma usina fotovoltaica e de uma rede de transmissão elétrica com subestações e linhas de transmissão de alta tensão.

Sustentabilidade 

A Elecnor é uma empresa que gera mudança e bem-estar. Por isso, é consciente da importância de suas ações para as pessoas e para o meio onde desenvolve suas atividades. Seu objetivo é maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, tanto na sociedade quanto no meio ambiente, através de um comportamento responsável, ético e transparente. Este compromisso é inerente a tudo relacionado com o desenvolvimento de suas atividades e com a estratégia empresarial, bem como em suas relações com seus grupos de interesse.

De volta às notícias
Fechar