Madrid, 03/11/2025

O Grupo Elecnor ultrapassa os 80 milhões de euros de lucro no final do terceiro trimestre, em consonância com seu novo Plano Estratégico

Foto de O Grupo Elecnor ultrapassa os 80 milhões de euros de lucro no final do terceiro trimestre, em consonância com seu novo Plano Estratégico

O Grupo Elecnor ultrapassa os 80 milhões de euros de lucro no final do terceiro trimestre, em consonância com seu novo Plano Estratégico

O Grupo Elecnor obteve no final do terceiro trimestre de 2025 um lucro líquido de 80,8 milhões de euros, 120,6% a mais do que no mesmo período do ano anterior (36,6 milhões de euros), correspondente ao resultado consolidado por Operações Continuadas. No entanto, o Grupo Elecnor registrou no ano passado, adicionalmente, um ganho de capital significativo com a venda da Enerfín, o que fez com que o lucro líquido do período chegasse a 859,9 milhões de euros.

O volume de negócios foi de 3,150 bilhões de euros, 18,1% a mais do que nos primeiros nove meses de 2024 (2,667 bilhões de euros). Por sua vez, o resultado operacional bruto (EBITDA) foi de 185,4 milhões de euros, 96,4% a mais do que no mesmo período do ano anterior (94,4 milhões de euros).

A carteira de produção a ser executada nos próximos 12 meses é de 2,863 bilhões de euros, o que representa um aumento 5,7% em comparação com os dados no final de 2024.

Principais números por segmento de atividade

Durante os primeiros nove meses de 2025, o Grupo Elecnor consolidou a nova estrutura organizacional da empresa, dividida em três áreas de negócios (Serviços, Projetos e Concessões e Projetos Próprios) com maior capacidade de adaptação e gestão de riscos.

Na área de Serviços, a Elecnor integra serviços de distribuição de energia, telecomunicações, manutenção e instalações, essenciais para promover o desenvolvimento e criar oportunidades em todo o mundo. Nesta área de negócios, o Grupo Elecnor obteve um EBITDA de mais de 100 milhões de euros (+53,9%), um lucro líquido de 41,6 milhões de euros (+93,3%) e um volume de negócios de 1,690 bilhão de euros (+8,4%).

A área de Projetos é responsável pela construção, operação e manutenção de infraestruturas de energia em todo o mundo, incluindo usinas de energia renovável, linhas de alta tensão e subestações. Nos primeiros nove meses de 2025, registrou um EBITDA de 88,3 milhões de euros (+70%), um lucro líquido de 35,8 milhões de euros (+33,1%) e um volume de negócios de 1,451 bilhão de euros (+29,2%).

Finalmente, na área de Concessões e Projetos Próprios, o Grupo Elecnor se dedica à participação em ativos estratégicos, como linhas de transmissão de energia ou usinas de energias renováveis, que proporcionam uma receita estável e valor a longo prazo, consolidando a presença do Grupo em setores de alto potencial.

Esta área integra a atividade de Promoção e Investimentos, na qual o Grupo mantém sua estratégia de geração de valor a longo prazo, através da promoção e de investimentos em novos negócios, selecionando mercados e tecnologias de alto valor agregado e alta rentabilidade. Por outro lado, também participa e administra a Celeo juntamente com a APG, um dos maiores fundos de pensão do mundo. A empresa opera 7.942 km de linhas de transmissão de energia elétrica no Chile, Brasil e Peru, em operação e em construção, bem como 345 MW de energia renovável (fotovoltaica e solar térmica) na Espanha e no Brasil. No final do último exercício, a empresa administrava um total de ativos em operação de cerca de 6 bilhões de euros. Nos primeiros nove meses deste ano, o lucro líquido gerado pela Celeo para o Grupo Elecnor foi de 13,7 milhões de euros, 22,6% a mais do que no mesmo período do ano anterior (11,2 milhões de euros).

Previsão para 2025

Nos últimos meses do ano, o Grupo Elecnor espera ampliar suas atividades, alavancada por três grandes tendências globais: transição energética e eletrificação da economia; urbanização e digitalização da sociedade; sustentabilidade ambiental e social.

Além disso, a sólida carteira de contratos e a situação atual do mercado, com um aumento na demanda por serviços oferecidos por empresas como o Grupo Elecnor, permitirão continuar consolidando a posição de liderança da empresa e mantendo uma trajetória de crescimento rentável em 2025.

Plano Estratégico 2025 - 2027

Os resultados apresentados no final do terceiro trimestre de 2025 confirmam que o Grupo Elecnor está avançando de acordo com os objetivos de seu Plano Estratégico 2025-2027, apresentado em 11 de setembro no Capital Markets Day. Com este novo plano, o Grupo Elecnor pretende obter 4 bilhões de euros de receita anual, gerar um fluxo de caixa de mais de 350 milhões de euros entre 2025 e 2027 e recuperar os níveis de lucro anteriores à venda da Enerfín, ultrapassando os 100 milhões de euros anuais.

Estes objetivos econômicos estão alinhados com uma política de dividendos sólida e sustentável que visa distribuir mais de 220 milhões de euros no período do plano. Este valor representaria o dobro dos dividendos distribuídos com base nos resultados dos exercícios compreendidos entre 2021 e 2023.


De volta às notícias
Fechar