Madrid, 17 de junho de 2021

Enerfín construirá uma usina de hidrogênio verde no Porto Exterior de A Corunha

O projeto faz parte da iniciativa “A Coruña Green Port”, promovida pela Autoridade Portuária de A Corunha. A usina, cuja entrada em funcionamento está prevista para o final de 2023, produzirá hidrogênio por meio da eletrólise das moléculas de água e eletricidade de origem renovável gerada in situ.

A Enerfín, filial da Elecnor, apresentou à Autoridade Portuária de A Corunha um pedido de concessão administrativa para construir e operar uma usina de produção de hidrogênio verde no Porto Exterior de A Corunha, em Punta Langosteira, denominada “GREEN H2 Langosteira”.

A usina, cuja entrada em funcionamento está prevista para 2023, produzirá hidrogênio através da eletrólise das moléculas de água e eletricidade de origem renovável gerada in situ, e terá um posto de abastecimento para veículos movidos a hidrogênio.

O hidrogênio produzido terá diversas aplicações, como o transporte de veículos pesados e máquinas portuárias com pilha de combustível, ou processos industriais, obtendo em todas elas uma redução significativa da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

O projeto faz parte da iniciativa “A Coruña Green Port”, promovida pela Autoridade Portuária de A Corunha, que visa se transformar num hub de descarbonização e ponto de referência de abastecimento de H2 verde na região.

Com a usina, o Porto Exterior de A Corunha será um dos primeiros portos da Europa a integrar em suas instalações uma usina de geração e um posto de abastecimento de hidrogênio renovável.

A Enerfín apresentou o projeto no último mês de dezembro à Declaração de Interesse publicada pelo Ministério da Transição Ecológica e Desafio Demográfico para receber projetos de hidrogênio. O Governo publicou em outubro de 2020 o “Roteiro do Hidrogênio”, que estabelece os objetivos relativos à capacidade de geração, abastecimento e veículos movidos a hidrogênio para os próximos anos.

Sobre a Enerfín 

A Enerfín é uma sociedade pertencente 100% ao Grupo Elecnor, com mais de 20 anos de experiência na promoção, desenvolvimento, construção e exploração de projetos de energias renováveis, no âmbito nacional e internacional. Atualmente, opera 1.227 MW de energia eólica na Espanha (495 MW), Brasil (632 MW) e Canadá (100 MW), com uma produção de 3.500 GWh/ano, capaz de abastecer mais de 1,5 milhão de residências e evitar a emissão de 656.000 toneladas de CO2.

Além disso, dispõe de uma carteira de projetos em diferentes etapas de desenvolvimento de mais de 5.000 MW. Especificamente na Galícia possui ampla experiência na construção e exploração de parques eólicos, onde vale citar: (i) o complexo eólico Serras Farol Farelo, situado entre os municípios de Pontevedra e Lugo, com uma potência nominal de 128 MW, que na época de sua construção, 2005 2006, era o maior complexo eólico da Europa e que já leva mais de 15 anos funcionando, e (ii) o Parque Eólico Malpica, situado no município de Malpica de Bergantiños, A Corunha, com uma potência nominal de 16,5 MW, em exploração desde 1997, e que foi repotenciado em 2017.

De volta às notícias
Fechar