Madrid, 12 de dezembro de 2023

A Elecnor participará do programa NOA Stability Pathfinder na Escócia

Os dois contratos adjudicados perfazem um valor superior a 20 milhões de libras

A Elecnor, através da IQA, sua filial no Reino Unido, ganhou dois contratos para a instalação de quatro condensadores síncronos (SynCons) para duas centrais elétricas na Escócia destinadas à estabilização da rede eléctrica na Fase 2 do Programa NOA Stability Pathfinder promovido pela National Grid ESO. Os contratos, que totalizam mais de 20 milhões de libras (GBP) para a IQA, foram adjudicados pela Welsh Power, empresa de geração de energia com sede no Reino Unido e pela Quinbrook Infrastructure Partners, uma empresa de investimentos especializada em infraestruturas sustentáveis e energias renováveis. Estes dois projetos serão executados pela IQA em consórcio com a empresa espanhola Ingeteam, que fabricará os quatro condensadores síncronos em sua fábrica de Beasain (Espanha).

A IQA instalará os equipamentos nas subestações elétricas de Thurso South (275/15 kV) no condado de Caithness e na de Neilston (400/15 kV) localizada na região metropolitana de Glasgow. As infraestruturas serão compostas de duas centrais equipadas com quatro máquinas elétricas rotativas INDARCOM para fornecer energia de curto-circuito e de inércia, bem como para compensar a potência reativa, o que aumentará a eficiência do sistema elétrico. O escopo também inclui o projeto, fornecimento e instalação do sistema de evacuação para conectar os SynCons à rede. A primeira delas, a Thurso South, começará a funcionar em junho de 2024 e a segunda, a Neilston, em setembro do mesmo ano.

O programa NOA Stability Pathfinder é uma iniciativa da National Grid ESO da Escócia com o objetivo de explorar e desenvolver soluções inovadoras para melhorar a estabilidade da rede elétrica. A iniciativa busca utilizar tecnologias avançadas, como a inteligência artificial e a aprendizagem automática, para otimizar a gestão da demanda e da oferta de energia. Isto permitirá uma gestão mais eficiente e sustentável do fornecimento de energia elétrica. As soluções implementadas visam reforçar a infraestrutura de transmissão de energia elétrica existente, facilitando a integração de mais fontes de energias renováveis na rede. Isto contribuirá para alcançar os objetivos da estratégia Net Zero 2030.


De volta às notícias
Fechar