1139

Gasoduto Peru-Sul

Gasoduto Peru-Sul

Por decisão de Ductos del Sur, o consórcio construtor da infraestrutura, a Elecnor é responsável pela engenharia e construção de uma das seções do Gasoduto do Sul Peruano (GSP). Concretamente, é a seção que parte do quilômetro 240 até o 348, no centro da cordilheira andina. 

O projeto GSP foi adjudicado pelo Governo do Peru no dia 30 de junho de 2014. Engloba o anteprojeto, financiamento, construção, execução e manutenção do novo gasoduto, cujo comprimento total é de 1.134 quilômetros, segmentados em três seções, dependendo do diâmetro das condutas: 32, 24 e 14 polegadas. Os 108 quilômetros adjudicados à Elecnor pertencem ao primeiro tipo.

A nova infraestrutura implica um investimento de aproximadamente 4 bilhões de dólares. Na sua totalidade une Camisea, na Região de Cusco, com a zona costeira Ilo, na Região de Moquegua, onde será instalado um polo petroquímico. O percurso percorre zonas de selva, serra e costa e atravessa mais duas regiões, para além de Cusco e Moquegua, antes referidas. São Puno e Arequipa.

Galeria de imagens