Elecnor e sua certificação AENOR de Sistema de Gestão Antissuborno

istock-858208356-antisoborno

Elecnor e sua certificação AENOR de Sistema de Gestão Antissuborno

Elecnor e sua certificação AENOR de Sistema de Gestão Antissuborno

Rigor, integridade e qualidade são alguns dos princípios que regem todas as atividades do Grupo Elecnor desde sua fundação em 1958. Para cumprir estes fundamentos e combater a corrupção, a Elecnor possui seu Código Ético, que inclui o princípio da tolerância zero com as práticas irregulares em matéria de ética e integridade, e sua Política de Compliance.

O compliance desempenha um papel muito importante no Grupo Elecnor, e a empresa está totalmente empenhada em desenvolvê-lo e adaptá-lo constantemente. Um exemplo disso ocorreu em 2010 com a adaptação do sistema de compliance, coincidindo com a reforma do Código Penal na Espanha. O objetivo destas modificações foi incluir, pela primeira vez, a responsabilidade penal de pessoas jurídicas e a criação do primeiro Comitê de Compliance do grupo.

Devido a estas constantes modificações e melhorias de sua Política de Compliance, a Elecnor tornou-se a primeira empresa de seu setor na Espanha a obter a certificação UNE-ISO 37001 para "Sistemas de gestão antissuborno" em 2018. Esta certificação é o que há de mais moderno e exigente a nível internacional nesta matéria.

Esta norma internacional certificável nasceu em outubro de 2016 para articular sistemas de gestão dentro das empresas em termos de compliance, resultado de um trabalho árduo no qual participaram 59 países e diferentes instituições internacionais. A norma contempla boas práticas de negócios reconhecidas internacionalmente. Da mesma forma, pode ser usada em qualquer jurisdição e é aplicável a qualquer empresa, independentemente de seu porte ou setor, já que órgãos do setor público e empresas sem fins lucrativos também podem obtê-la.

Ao obter esta certificação em 2018, a Elecnor tornou-se a primeira empresa espanhola de seu setor a recebê-la e uma das primeiras a nível internacional. Este é o reconhecimento do compromisso do Grupo com o aprimoramento permanente de suas práticas e procedimentos de gestão. Desde então, a empresa continuou a combater a corrupção e a melhorar sua Política de Compliance, o que lhe permitiu renovar esta certificação em 2021, o que só corrobora o bom trabalho e capacidade do grupo em matéria de compliance.